Do fundo de sua Vila, Carlos de Tal não vê... (2ª parte)

Lááááááá do fundo de sua Vila, no mui profundo vale, Carlos de Tal não vê... por mui cego... Ademais, vocês observaram que ao longo destas crônicas outros conterrâneos de Carlos de Tal, lá de Vila Lixeira, por aqui passaram... e, escaramuçados, se escafederam... chamuscados na ponta dos rabos...? Disse a sectária:

- “... avançamos muito...” -

Ecos de Brasília, muito talvez... mas... a mídia apresenta o BRASIL como o PENÚLTIMO, em distribuição de renda, no MUNDO... em que melhoramos, nós grande maioria dos brasileiros? Em que avançamos? À planície, ao vale sombrio de Vila Lixeira, ou ao precipício?

- “... e como não ficou exatamente do jeito que eles queriam, eles alegam que não negociamos!... ” -

COM QUEM negociou (de negociata?) a Secretária? Conforme informou em um de seus pastichos? Haveria se dado com uma representação eleita dentre todas as PROFESSORES do nefasto, malsinado, e aberrantemente ilegal Concurso para Professores de Educação Infantil, sob denominação assas mui errônea? As Diretoras que livremente compareceram ao tal momento de acordo (ou submissão?), a elas foram delegadas as tais prerrogativas em que foro da Categoria? Certamente, mais uma vez, entre quase todas as vezes, a Administração Municipal (já de per si dolosamente) demonstra fingir desconhecer a legislação:

            Constituição Federal

Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte: ...

III - ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas; ...

VI - é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho; ...

Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.

§ 1º - A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.

§ 2º - Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei.

Art. 10. É assegurada a participação dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberação.

...

- “... Até audiência com o prefeito eles tiveram e insistem que não são ouvidos!... ” -

Desde há muito (re)conhecemos o sentido democrático das audiências com o Senhor (da Prefeitura), (prefeito com p minúsculo, na acepção mais antiga (1)). Dele:

Quando não era candidato, em 07/10/2002 – “Pimentel recebe entidades do funcionalismo municipal”:

“De maneira que eu quero deixar muito claro aqui para vocês, dentro da relação de transparência e franqueza que nós vamos ter, que eu repudio este tipo de atitude... eu não vou permitir, eu não vou tolerar que a população de BH seja refém de reivindicação salarial, nem coorporativa. Não será. Eu não vou permitir isso.”

Quando Lula candidato, – “Prefeito da capital mineira aposta na aliança com José Alencar e Itamar”:

“Construí uma ética de compromisso profundo com o povo brasileiro, com o país e a nossa história durante a militância de resistência, na luta contra a ditadura militar no Brasil.”

Quando era candidato, em 08/2004 – presente o Presidente do PTB (é o...) (quem financiou a reunião?):

Me sinto em casa, porque sei que a escolha de Ronaldo Vasconcellos não poderia ser melhor, pelo o que ele é e pelo partido que representa. É a tradição, somando-se à modernidade para o bem de BH”.

– ISTO SE CHAMA “ética de compromisso profundo” NA POLÍTICA –

(Em Vila Lixeira, terra de Tal... lá nas minhas Serras tem outro nome...).

 

Klauss Athayde, 06/06/05.

RG 10.324.924 SSP/SP

klauss@klauss.com.br

kathayde@bol.com.br

 

1 – Houaiss - substantivo masculino – 1 Rubrica: história. administrador de prefeitura, no Império Romano; 2 superior de conventolat. praeféctus,i 'governador, administrador, chefe'; f.hist. sXIV prefeitos, sXIV perfeyto, sXIV prefecto.