- PT -

"O homem é como que Jano Bifronte, com uma face voltada para si próprio e outra que se espelha no meio social" (1)

Ouviram falar de Jano Bifronte? Nããããoo? Já, há cinco palavras. Isto supondo, posto, apresentá-lo-ei no ora.

I’stro dia Júlio César desconfiou que o ano estava por demais curto às suas guerras. Houve entonces, de sua sapiência soberana, aumenta-lo, o ano civil romano de dez meses, a que durasse um ano solar. Honrou os dois novos meses: a um com seu magnânimo nome, ao sétimo (chamar-se-ia seu mentor Sétimo Severo?); quanto ao outro foi menos político (político, aquele que se olha!), porém mais filósofo, eis que também lhe era dado, como soe acontecer aos Ditadores (título eleito, à época)... chamou-o Janeiro, o mês de Jano! Divindade de duas faces, u’a que olhava para o passado, outra ao futuro (daí o popular dístico de Bifronte), tudo sabia por conhecer a história, e TUDO podia por antever o futuro. Dentre elas, as faces, o Ser HAVIA!

Novéis tiranos, igualmente “eleitos”, a mais imbicarem que àquele dispor, inovam na analogia a Jano: inverteram as faces, e apresentam-nas qual se refletindo então, o ser em si... beijam-se! Desde então, olhos nos próprios olhos, não mais vêm o passado... nem se possibilitam ver o futuro. Alhearam-se, conseqüentemente, do resto do mundo. São, derradeiramente, o não ser, porquanto negam a própria história!

Passadas duzentas e quatro décadas a política em nada inova, debalde intentonas dispersas, que se sublimam tão logo aquecidas as possibilidades individuais (dos unos e daS fidalguiaS), ionizadas pelo ignóbil PODER!

Dar-lhes-ei exemplos, sem mais alvíssaras pois não são tolos, a não já concatenar sobre os “quem” lhes falo:

LÁ, ONDE SÃO OPOSIÇÃO, ELES SE PREOCUPAM:

Deputado Rogério Correia PT

discurso em 03/05/2005

 

Solicita que seja colocado em pauta o Projeto de Lei de autoria do Deputado Sargento Rodrigues que cria o Fundo Estadual de Segurança Pública. Comenta a questão da segurança pública no Estado. Comenta a administração do Governador Aécio Neves. Comenta as reivindicações dos funcionários públicos estaduais e o tratamento dispensado pelo Governador Aécio Neves aos profissionais da área de educação

Deputado André Quintão PT

03/12/2004

Nº 3.670/2004,

De autoria do Deputado André Quintão, a proposição em análise requer à Presidência da Assembléia Legislativa seja encaminhado ofício à Secretária de Estado de Educação, solicitando informações sobre o procedimento adotado para a marcação de freqüência dos servidores da educação que paralisaram suas atividades para manifestação e protesto, convocados pelo Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais - Sind-UTE.

O pedido de informação de que trata a proposição em exame se refere ao desconto em folha dos dias de paralisação dos professores da rede pública estadual, em virtude de greve.

Conforme dispõe o art. 9º da Constituição Federal, o direito de greve é assegurado aos trabalhadores, competindo-lhes decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que queiram defender.

A esse respeito, a Lei Federal nº 7.783, de 28/6/89, dispõe sobre o exercício do direito de greve, define as atividades essenciais, regula o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, e, em seu § 17, assegura aos trabalhadores o direito à percepção dos salários durante o período de paralisação, quando esta se der por iniciativa do empregador, com o objetivo de frustrar negociações ou dificultar o atendimento de reivindicações dos empregados.

Não há dispositivos constitucionais nem legais dispondo sobre o pagamento dos dias de paralisação.

Deputada Jô Moraes - Pc Do B

Deputado André Quintão - PT

Deputada Maria Tereza Lara - PT

08/10/2004

... requer seja formulado pedido de informação ao Ministro do Trabalho e Emprego, Ricardo Berzoini, sobre as razões pelas quais não há negociação entre os Bancos públicos e seus trabalhadores, uma vez que a greve dos bancários se prolonga

Deputada Jô Moraes - PC DO B

Proposição 28/05/2004

Proposição: PL. 1680 2004

Projeto de Lei

Parecer de 1º turno - Comissão Constituição e Justiça - institui e organiza o Sistema Mineiro de Educação e dá outras providências.

Deputada Marília Campos - PT

07/08/2003

... requer seja formulado apelo ao Prefeito Municipal de Ouro Preto com vistas a que sejam abertas negociações com os servidores da Prefeitura, em greve desde 9 7 2003

Deputado Rogério Correia - PT

Deputado Durval Ângelo PT

PLC 25 2000 - 28/02/2003

proibição, Policial Civil, Policial Militar, porte de arma, manifestação coletiva, natureza política,  greve, sindicato, obrigatoriedade, utilização, identificação, exercício, atividade policial, manifestação.

 

Notas:

Entre o passado e o futuro

O mês de janeiro recebeu esse nome em homenagem a Jano, divindade de duas faces que teria o poder de ver tanto o passado como o futuro. Neste... terceiro milênio, a simbologia do deus romano nos inspira a refletir sobre o que deixamos pra trás e o que nos espera no porvir.”

 

Tudo se opõe à nova praga egíptica, seres antepolíticos de duas faces, andando atabalhoadamente, por só enxergarem o próprio nariz (espelhados no bruxomaníaco vítreo efmístico, que os enfeitiçou e nem ainda se deram conta)... Bem, ao outro, apesar de divino só lhe foi dado ascender à sublime condição depois de milhares de anos ditos civilizados... Teremos que esperar a sétima das pragas, pois quatro já advindas?

 

É interessante ressaltar que os Collegia Fabrorum veneravam muito especialmente ao deus Jano Bifronte, chamado assim porque possuía dois rostos, um que olhava para a esquerda (ao Ocidente, ou lado da escuridão), e outro para a direita (ao Oriente, ou lado da luz), abrangendo dessa maneira o mundo inteiro.”

 

Outra conotação que nos convém observar. Jano olhava para os opostos lados reconhecendo-os em suas peculiaridades. Havia então a nítida oposição entre o esquerdo e o direito, o princípio e o fim, o moral oposto ao amoral, o ing infinito qual o iang, o bem a todos inverso ao mal de poucos, o político e o não!

 

Ianus bifrons. Jano bifronte: Diz-se do homem prudente, que examina os antecedentes e as conseqüências).”

 

Não constituída sua evolução (será que será?), por serem ínfimos no tempo e inconseqüente a sedimentação, a endêmica mazela não embalsamada fede... do putrefato, auguramos, ressurja-nos “quae sera tamem”, a luz...

 

Daí que de tudo isto supradito, bem vem a calhar o estilo gráfico (dito fonte), por capitel nestas linhas!

 

N’UM É QUE FOI UM GRANDE ACHADO, este...

 

Ianique bifrontis imago. [Virgílio, Eneida 7.180].

 

O RETRATO DO JANO DE DUAS CARAS.”?

(1) – Cícero.

Klauss Athayde, 20/05/05.

RG 10.324.924 SSP/SP

klauss@klauss.com.br

kathayde@bol.com.br